segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Consumo de energia elétrica cai 6,70% em novembro (Fonte: Jornal da Energia)

"O consumo acumulado nas duas primeiras semanas de novembro teve queda de 6,70%, na comparação com 2013: tal queda pode ser reflexo da falta de dados coletados no período (5,12%) e do cenário de retração industrial por conta também do elevado Preço da Liquidação das Diferenças – PLD, que se manteve no valor teto de R$ 822,33/MWh. Tais fatores influenciaram a baixa do consumo, especialmente, no mercado livre de energia elétrica. A retração média registrada no uso de energia por consumidores livres e especiais, de 7%, foi puxada pelo setor de alimentos e bebidas (-22%), veículos (-14%), além do setor de saneamento e metalurgia e produtos de metal (ambos com -13%). Já as indústrias de extração de minerais metálicos foram as que apresentaram maior alta, com consumo 9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Entre os dias 1º e 11 de novembro, a geração elétrica no país foi de 63.018 MW médios, o que representa queda de estabilidade (+0,02%), frente ao mesmo período de 2013. A informação consta da edição semanal do InfoMercado, boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, boletim que traz resultados preliminares de medições de consumo e geração de energia elétrica no mês corrente e os dados da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.
Na geração, segundo o informativo, o destaque ficou por conta da produção dos parques eólicos e das usinas termelétricas. No caso das eólicas, o crescimento foi de 87,5% em relação à geração no mesmo mês do ano anterior, sendo que a representatividade da fonte subiu 1,5 pontos percentuais na representatividade relativa da geração. Nas térmicas a variação da produção foi de 29,9%, o que levou a fonte a atingir 28,4% da geração total até o momento..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário