quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Petroleiros iniciam encontro internacional para discutir demandas da rede sindical (Fonte: FUP)

"Começou nesta quarta-feira, 26, no Rio de Janeiro o Encontro Internacional da Rede Sindical de Trabalhadores da Petrobrás, com participação de lideranças sindicais da Argentina, Brasil, Colômbia, Curaçao, China, Nigéria, Peru e Suiça. O Encontroé uma iniciativa da FUP, CNQ/CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico e Petroquímico da CUT) e IndustriAll (Federação Internacional dos Trabalhadores dos Setores de Energia, Químico e Metalúrgicos) para discutir as principais demandas da Rede Sindical Internacional dos Trabalhadores da Petrobrás,promovendo a solidariedade de classee a troca de experiências.
Haverá debates ao longo de toda esta quarta-feira e também amanhã, quando a presidenta da Petrobrás, Maria das Graças Foster, deverá participar do Encontro, que, além de delegações internacionais, conta com a participação de representantes dos sindicatos filiados à FUP e da CNQ.
Na abertura do evento, o coordenador da FUP, João Antonio de Moraes, ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento da Rede, que começou a ser construída há mais de dez anos para garantir o respeito às organizações sindicais e condições decentes de trabalho em todas as unidades da Petrobrás, não só no Brasil, como nos demais países onde atua.
Moraes ressaltou a importância do Acordo Global, firmado em dezembro de 2011 pela Petrobrás com a FUP e a IndustriAll (na época ICEM), onde a empresa empresa se compromete a garantir condições seguras de trabalho, responsabilidade ambiental, bem como respeito às representações sindicais nos países onde atua. “Esse acordo só se transformará de fato em um instrumento de mudanças e avanços nas relações de trabalho, se os trabalhadores se organizarem”, frisou o coordenador da FUP.
O petroleiro Roni Anderson, presidente do Instituto Observatório Social da CUT, explicou que tem acompanhado a construção e a implementação de várias redes sindicais de trabalhadores de multinacionais. “Cada vez mais empresas brasileiras estão se internacionalizando e os trabalhadores brasileiros estão agora tornando-se protagonistas na construção destas redes. É fundamental que os trabalhadores se organizem para garantir avanços nas relações e condições de trabalho”, destacou.
A presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, informou que a Confederação do Ramo Químico da CUT acompanha atualmente a construção de 11 redes sindicais de trabalhadores, entre elas a da Brasken, que está tendo muita resistência por parte da empresa. “A FUP sai na frente quando prioriza a implementação da rede e esperamos que a Petrobrás tenha a postura de avançar nas relações de trabalho nos diversos países em que atua”, declarou.
A diretora da IndustriAll, a norte-americana Carol Bruce, ressaltou que a entidade tem grandes expectativas com a rede, pois é através desta organização que o Acordo Global firmado com a Petrobrás será fortalecido e poderá, de fato, se traduzir em avanços nos locais de trabalho. “Acompanhamos mais de 100 redes na IndustriAll e sabemos que essa é uma importante ferramenta para fortalecer os sindicatos na luta por melhores condições de trabalho”, destacou.
Ainda pela manhã desta quarta-feira, os representantes da Petrobrás debaterão com os delegados a atuação da empresa no Brasil e no mundo. Na parte da tarde, o Encontro enfocará a organização sindical e condições de trabalho dos petroleiros no Brasil e no mundo.
Veja a programação do evento:
9h30 – Abertura dos trabalhos do dia pela coordenação da FUP
10h00 às 11h00 - A Petrobras no Brasil e no mundo (parte 1)
-        Coordenação: FUP
-        Apresentação: Armando Tripodi – Gerencia de Responsabilidade Social da Petrobras
10h00 às 11h15 – intervalo para café
11h15 às 12h15 - A Petrobras no Brasil e no mundo (continuação)
-        Coordenação: FUP
-        Apresentação: Representantes e Técnicos da Petrobras
12h15 às 13h00 – perguntas e participação do público
13h00 - Almoço
14h00 às 15h45  – Organização Sindical e condições de trabalho dos trabalhadores/as petroleiros/as no Brasil e no mundo
-        Coordenação e Apresentação: FUP e convidados
15h45 às 16h00  - intervalo para café
16h00 às 18h30 - Apresentação das delegações convidadas (Brasil e internacionais) por seus representantes através de síntese por regiões presentes
-        Apresentação e Coordenação: FUP e convidados
18h30 - Encerramento das atividades do dia
Quinta-feira, 27/02
9h00 - Receptivo e abertura dos trabalhos do dia pela coordenação da FUP
9h30 às 10h45  - Apresentação sobre Redes de Trabalhadores - Brasil e Internacionais
-        Coordenação: FUP
-        Apresentação: Elias Soares – Coordenador de Projetos da IndustriAll Global Union
10h45 às 11h00 – intervalo para café
11h00 às 13h00 - Rede Sindical Global dos Trabalhadores/as Petrobras
-        Coordenação e Apresentação: FUP e convidados
13h00 - Almoço
14h00 - Discussão do cronograma para próximas reuniões (planejamento) / Avaliação e conclusão
18h30 - Encerramento e café de despedida
Local: Hotel Rio Othon Palace, Av. Atlântica, 3264, entrada pela Rua Xavier da Silveira, 07, Copacabana, Rio de Janeiro
Informações:
redesolidariedade@fup.org.br"
 
Fonte: FUP

Nenhum comentário:

Postar um comentário