quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Trabalho da Comissão da Verdade é prorrogado até dezembro de 2014 (Fonte: CTB)

"A Comissão Nacional da Verdade terá até dezembro de 2014 para dar andamento ao trabalho de apurar os casos de violação dos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988 no Brasil. A presidenta Dilma Rouseff assinou no último mês medida provisória que estabelece mais sete meses, até 16 de dezembro de 2014, para que seja apresentado o relatório final.
Com a decisão, o Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’ também poderá aprofundar e estender a apuração de violações aos trabalhadores, sindicatos e sindicalistas. Na opinião do secretário de Políticas Sociais da CTB, Rogério Nunes, esta medida foi fundamental para que o Coletivo Sindical de apoio ao GT possa dar continuidade ao levantamento dos dados para a elaboração do relatório que será entregue para a Comissão da Verdade. 
Já estão previstos para 2014 dois Atos Sindicais Unitários em São Paulo, um no ABC no dia 1º de fevereiro e outro no Vale do Paraíba em março, e durante o ano nas capitais dos estados da Bahia, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe.
As atividades tem o objetivo de colher informações, documentos, e testemunhos para resgatar a memória e reivindicar justiça e reparação. Além de homenagear trabalhadores e sindicalistas que sofreram perseguição e repressão do regime militar e das empresas no período da ditadura. O Coletivo Sindical do GT trabalha ainda com um questionário elaborado para mapear crimes da ditadura contra os trabalhadores. 
A prorrogação dos trabalhos da CNV era pleiteada desde o primeiro semestre deste ano. Em maio, membros da própria Comissão apresentaram as demandas da sociedade civil, incluindo Comissões estaduais da Verdade, Comitês de Memória e Justiça e Centrais Sindicais, para que os trabalhos fossem prorrogados.
O decreto de criação previa a conclusão das atividades em 16 maio de 2014, após dois anos de trabalho. Leia o decreto no Diário Oficial da União. 
São Paulo 
Também já havia sido prorrogado, para 31 de dezembro de 2014, os trabalhos da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo ‘Rubens Paiva’. A Comissão tem trabalhado em conjunto com o GT na realização de audiências públicas, gravação e transcrição de testemunhos e documentos."

Fonte: CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário