quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Força-tarefa encontra irregularidades na Arena da Amazônia (Fonte: MPT-AM)

"Fiscalização identificou falta de guarda-corpo nas escadas, andaimes destravados e operários sem equipamentos de proteção individual
Manaus – Uma fiscalização-surpresa realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM) flagrou irregularidades no canteiro de obras da Arena da Amazônia, em Manaus. A ação ocorreu na tarde de terça-feira (14), um mês após o acidente que causou a morte de um operário da empresa Andrade Gutierrez no local. A construtora foi notificada a comparecer na sede do MPT-AM na próxima quinta-feira (16) para uma audiência onde serão discutidas as irregularidades.
A falta de isolamento nas escadas com guarda-corpo para evitar a queda tanto de pessoas quanto de objetos foi um dos problemas encontrados. Além disso, alguns andaimes estavam destravados, oferecendo risco de queda aos trabalhadores. De acordo com o coordenador regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) o procurador do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento, a construtora apresentou um avanço na questão da segurança do trabalho no estádio, mas ainda há problemas pontuais que precisam ser resolvidos. 
“Foi constatada a falta do uso de equipamentos de proteção individual, principalmente, por parte de trabalhadores terceirizados e este é um ponto que a empresa terá que intensificar a cobrança para evitar novos acidentes”, ponderou o procurador. A força tarefa contou com três procuradores do Trabalho e dois analistas periciais. Além de Nascimento, os procuradores Maria Nely Bezerra de Oliveira e Renan Bernardi Kalil também participaram da fiscalização.
Projeto – O trabalho está inserido no projeto nacional “Construir com Dignidade”, do MPT, com a finalidade de promover fiscalizações em grandes obras que se encontram em andamento na cidade de Manaus. O objetivo é permitir um controle efetivo sobre as condições de segurança dos trabalhadores nesses canteiros."

Fonte: MPT-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário