quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Copa 2014: distribuidoras de energia têm atrasos mitigados (Fonte: Jornal da Energia)

"A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acredita que os problemas com as obras de energia elétrica necessárias para atender a demanda nas cidades-sede durante os jogos da Copa do Mundo em 2014 foram mitigados. Segundo o diretor André Pepitone, a Superintendência de Fiscalização tem acompanhado periodicamente o cronograma de execução das obras, determinando ainda que as distribuidoras façam as revisões necessárias em suas redes.
Apesar do relatório publicado em Novembro de 2013 pela agência reguladora apontar que das 148 obras cerca de 22% apresentavam atrasos, Pepitone ressaltou que a Aneel acompanha as concessionárias de perto e garante que elas entregarão as instalações prontas a tempo. “As obras estão em ritmo acelerado e as que não foram concluídas estão na iminência de ser. A Agência está agindo de uma maneira preventiva, para quando chegar a Copa em junho, todas as atividades que deveriam ter sido executadas, de fato tenha acontecido”, explicou o diretor em entrevista ao Jornal da Energia.
A concessionária que mais apresentava atrasos segundo o relatório da Aneel era a CEEE-GT, cujas obras estavam 68% atrasadas. Todavia, de acordo com Pepitone, a distribuidora do Rio Grande do Sul conseguiu obter empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no final de 2013. “Ações foram feitas com o governo do Estado, que criou um grupo especifico para acompanhar a execução das obras e a gente em tempo conseguiu minimizar o problema”, destacou.
Ainda de acordo com o diretor da Aneel, o prazo até o dia 15 de janeiro para as distribuidoras apresentarem um relatório completo com os planos de operação e manutenção das obras e investimentos nas redes  permanece e não deve ser postergado.
Procurada, a CEEE afirmou que tanto a subestação Menino Deus quanto outras 14 obras voltadas para atender a demanda de Porto Alegre estão em fase final e o cronograma repactuado com a Aneel será cumprido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário