quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Centrais sindicais reúnem-se hoje (15) para planejar o ano (Fonte: FEEB/PR)

"Do encontro sairá a agenda de lutas que priorizará o fim do fator previdenciário, o "não" ao PL da terceirização e a redução da jornada 
As centrais sindicais reúnem-se hoje, às 16 horas, para retomar a agenda de ações e mobilizações em defesa da pauta da classe trabalhadora no ano de 2014, em especial três itens: a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o combate ao Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização, e o fim do fator previdenciário.
O ano de 2014 anuncia-se como um ano de grandes lutas, em que a questão do poder político estará colocada em eleições presidenciais, para governos estaduais e parlamentos nas quais vamos intervir com a Plataforma da Classe Trabalhadora, nas quais não admitiremos nenhum retrocesso, pois queremos avançar na via da construção de uma nação livre, democrática e soberana, onde a classe trabalhadora do campo e da cidade, que é quem constrói a nação, possa ter suas reivindicações atendidas.
Mobilizados e nas ruas
Durante todo o ano de 2013, as centrais sindicais estiveram juntas, nas ruas e nas mesas de negociação, para defender a pauta da classe trabalhadora. Foram inúmeros atos, manifestações, protestos, paralisações, passeatas em todos os estados do País que evitaram perdas de direitos e asseguraram e/ou ampliaram conquistas aos trabalhadores e às trabalhadoras.
Em 2014, não será diferente, por isso já na primeira quinzena de janeiro, as centrais debatem como vão defender a pauta da classe trabalhadora nas ruas e junto às instâncias de poder.
Fim do fator
O movimento sindical reivindica que o Executivo envie para o Legislativo um projeto de lei que acabe com o fator previdenciário para que os/as trabalhadores/as se aposentem quando atingirem o tempo de contribuição com a remuneração a que têm direito”.
Segundo a regra, o valor do benefício pago pela Previdência Social passou a ser calculado com base na média aritmética dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período em que o segurado contribuiu para a Previdência, de julho de 1994 até a data da aposentadoria (corrigidos monetariamente), ajustado pelo “Fator Previdenciário”, que é na verdade, uma fórmula matemática.
O fator previdenciário é um redutor que foi criado em 1999, no governo FHC. É uma fórmula matemática aplicada obrigatoriamente nos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição, conforme explica nota técnica do Dieese divulgada na noite desta segunda 11.
PL 4330
De autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), o PL visa liberar a terceirização sem limites, inclusive na atividade principal da empresa, seja ela privada ou pública. A proposta retira direitos daqueles que têm registro em carteira e também acabar com a responsabilidade solidária, na qual a contratante arca com as dívidas trabalhistas não pagas pela terceirizada.
Outro risco é que o PL autoriza a quarteirização e, com a contratação de outras empresas pela própria terceirizada, a representação sindical dos trabalhadores/as será fragmentada e enfraquecida. Documento do Tribunal Superior do Trabalho revela, ainda, que a renda dos trabalhadores/as cairá 30% caso o PL 4330/04 seja aprovado.
Mais itens da pauta da classe trabalhadora e outras pautas imprescindíveis a toda a população brasileira 
Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; 
Contra o PL 4330 PLS 87, sobre Terceirização; 
Fim do fator previdenciário; 
10% do PIB para a Educação; 
10% do Orçamento da União para a Saúde; 
Transporte público e de qualidade; 
Valorização das Aposentadorias; 
Reforma Agrária; 
Aplicação imediata da Convenção 151, direito de greve e de negociações coletiva no serviço público; 
Regulamentação do trabalho doméstico 
Democratização dos meios de comunicação 
Reforma política 
Marco civil da Internet"

Fonte: FEEB/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário