segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ato unitário das Centrais homenageará trabalhadores e sindicalistas que sofreram repressão da ditadura militar (Fonte: CGTB)

"As Centrais Sindicais brasileiras que apoiam e compõem o Grupo de Trabalho (GT) "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical" da Comissão Nacional da Verdade realizarão no dia 1 de fevereiro de 2014, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo, um grande ato sindical unitário que prestará homenagem aos trabalhadores e sindicalistas que sofreram a repressão da ditadura e das empresas.
Na homenagem, trabalhadores ou suas famílias receberão um diploma de reconhecimento por sua luta, assinado por todas as Centrais Sindicais, louvando seus esforços, dedicação e sacrifícios em defesa da liberdade e da luta dos trabalhadores.
Os trabalhadores e o movimento sindical foram os principais alvos do golpe militar de 31 de março de 1964. Nos 21 anos de existência da ditadura, vários sindicatos sofreram intervenções dos governos dos generais e milhares de sindicalistas e trabalhadores militantes, do campo e da cidade, foram perseguidos, ameaçados, presos, torturados e, inclusive, assassinados.
Vários instrumentos repressivos como os Atos Institucionais e a Lei de Segurança Nacional foram utilizados contra os trabalhadores. A ação contra os trabalhadores foi ampla.
Por exemplo, foi tirada a estabilidade no emprego e criada a lei antigreve, a Lei 4330, de junho de 1964. Depois de 50 anos desde o golpe militar de 1964, a sociedade brasileira mostra as atrocidades que a ditadura cometeu contra o povo brasileiro e, especialmente, contra os trabalhadores. E busca reconhecer quem lutou pela liberdade, democracia, anistia, melhores condições de trabalho, salários mais dignos, liberdade e autonomia sindicais e, apesar da repressão policial, militar e empresarial, manteve a resistência e a luta por um Brasil com justiça social, democrático e soberano."

Fonte: CGTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário