segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Evento discute combate ao trabalho infantil em Cuiabá (Fonte: MPT)

"Semana do Bebê em Alta Floresta teve palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades
Cuiabá –  O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi o principal parceiro da 3ª edição da Semana do Bebê, realizada em Alta Floresta (MT) de 8 a 11 de outubro. O evento foi realizado pela prefeitura e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e teve como objetivo garantir e estimular os cuidados com a primeira infância.
A Semana do Bebê contou com palestras sobre saúde bucal e gravidez precoce, oficinas, exibição de filmes, orientação e avaliação nutricional em creches, apresentações artísticas e culturais. A eleição do 'Bebê Prefeito' também ocorreu no evento. O primeiro a nascer, no decorrer da semana, em Alta Floresta, ganhou o título.
Houve também o lançamento do livro de contos intitulado “Trabalho Infantil”, de autoria de alunos de escolas públicas e privadas, bem como a premiação dos vencedores do concurso literário que deu origem à obra. As crianças participaram de muitas brincadeiras e ganharam pipoca, algodão-doce e picolé.
Os problemas trazidos pelo trabalho escravo e pelo trabalho infantil foram abordados em uma exposição de cartazes confeccionados pelas próprias crianças e adolescentes e em uma palestra conduzida pela procuradora Fernanda Alitta no Centro Cultural de Alta Floresta.
"O contato com a população é importante. Nas palestras, forneço como exemplo os casos que são conduzidos pelo MPT nos procedimentos instaurados a partir do recebimento de denúncias", explicou ela que deu palestra sobre o trabalho infantil, a legislação protetiva brasileira e as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) referente ao tema.
O presidente CMDCA de Alta Floresta, Clodoaldo Adamczuk, destacou a importância do órgão na proteção de crianças e adolescente. “Buscamos ver a criança como pessoa em desenvolvimento e queremos criar oportunidades para que isso aconteça de forma digna. Este ano, abraçamos o adolescente em nosso trabalho, devido aos altos índices de gravidez neste grupo”, explicou."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário