quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Permanece impasse sobre terceirizados em Furnas (Fonte: MPT)

"Conciliação no TST é suspensa e nova audiência está marcada para 30 de setembro no MPT em Brasília
Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Furnas Centrais Elétricas S.A. não chegaram a um consenso em audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta quarta-feira (4), em Brasília. A companhia está sendo processada pelo MPT pela contratação de trabalhadores terceirizados sem concurso público.   
A conciliação foi suspensa a pedido do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que sugeriu a realização de nova reunião entre as partes, marcado para 30 de setembro na sede do MPT, em Brasília. Os representantes das duas instituições retornam ao TST em 7 de outubro. 
O procurador regional do Trabalho Fábio Leal Cardoso, representante do MPT na audiência, concordou que a terceirização na empresa não é precarizante, mas destacou como fundamentais a promoção de concurso público para substituir os terceirizados e a isonomia entre esses trabalhadores e os servidores recém-admitidos no último concurso. 
Na audiência, o advogado de Furnas Francisco Caputo afirmou que a substituição dos terceirizados por concursados precisa ser gradativa e que nem o concurso público consegue suprir todos os cargos que a empresa necessita. “Estamos falando de um setor extremamente estratégico do país”. 
Processo: E-ED-RR-26540-87.2005.5.10.0008"

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário