segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Quando o diploma deixa de ser vantagem (Fonte: Correio Braziliense)

"Apesar da escassez de profissionais qualificados, mestres e doutores têm dificuldade para encontrar emprego. Especialistas explicam que conhecimento só vale no mercado se resultar em maior capacidade de gerar retorno
Encontrar profissionais qualificados tem sido um desafio para muitos empregadores. Pesquisa da Fundação Dom Cabral indica que 92% das empresas de grande porte têm dificuldade em contratar. Os obstáculos são escassez de profissionais capacitados, em 81% dos casos, falta de experiência na função (49%) e deficiência na formação básica (42%). Ao mesmo tempo, vários profissionais com diplomas de mestres e doutores, supostamente talhados para funções complexas, não são aceitos nas vagas disponíveis e não compreendem o motivo da falta de reconhecimento das suas qualidades.
Para especialistas em recursos humanos, o problema é que há, muitas vezes, um descasamento entre o que o mercado quer e o que o profissional tem a oferecer. O diretor executivo da empresa de recrutamento Page Personnel, Roberto Picino, ensina que o primeiro passo para evitar essa contradição é o autoconhecimento. Identificar o que quer e em que se encaixa: carreira acadêmica, corporativa, privada ou pública. E isso deve se tornar claro de preferência quando a pessoa ainda é bem jovem. Nunca é tarde, porém, para ajustes. “Pode-se procurar aconselhamento de um headhunter e encontrar novos rumos”, aconselha..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário