segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aos 30 anos, CUT vive dilema sobre ligação com o governo (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Criada com caráter "apartidário" e prestes a completar três décadas de atividades, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) - principal central sindical do País - é criticada por seus fundadores, que pedem o rompimento da parceira com Partido dos Trabalhadores e o resgate do "DNA" da entidade. "A CUT não pode ter caráter partidário. Sindicato é sindicato, partido é partido", diz Jair Meneguelli, primeiro presidente da central. Para Meneguelli, o movimento sindical está "acabando"
Principal central sindicai do País, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) imbricou-se com o PT e com o Planalto e, às vésperas de completar 30 anos, é criticada por fundadores que pregam um rompimento para resgatar o DMA original "apartidário" da entidade. O dilema sobre a vinculação síndical com o governo petista tornou-se ainda mais evidente com as manifestações de junho, quando levantaram-se questionamentos sobre a falta de conexão dos movimentos sociais, umbilicalmente ligados ao Planalto, e a sociedade.
A ata de fundação da CUT já registrava esse impasse fundamental entre a central e o Partido dos Trabalhadores. O documento, tido como perdido pelos próprios autores, foi obtido pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação, Lavrada em cartório por Jair Meneguelli, então sucessor de Luiz Inácio Lula da Silva no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, e por Delúbio Soares, que viria a fazer a ponte entre a tesouraria da CUT e a do PT poucos anos depois, a ata é clara: "A CUT será uma entidade de âmbito nacional, sem caráter partidário..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário