segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MPT apura eleição do Sindicato dos Policiais Civis (Fonte: MPT)

"MPT apura eleição do Sindicato dos Policiais Civis
Fortaleza - O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE) realiza, a partir deste sábado (3) a apuração de votos das eleições à diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará (SINPOCI), ocorridas na terça-feira (30).  O MPT havia sido convocado para mediar o pleito em virtude do nível de conflituosidade entre as chapas concorrentes. Tal compromisso ministerial foi assumido pelo órgão, no último dia 27 de julho, em audiência com sindicato, no qual foi também acordado sobre a relação dos nomes dos eleitores e o tipo de urna a ser utilizada para os votos.
 Os cerca de 2.300 votantes envolvidos no pleito vão aguardar a apuração, que deve iniciar a partir das 9h deste sábado na sede da Procuradoria Regional do Trabalho – 7 ª Região (PRT7), em Fortaleza. Com experiências em outras eleições sindicais, o MPT apresenta um sistema seguro, fácil e rápido de apuração. O gabinete do procurador regional do Trabalho Francisco Gérson Marques da Silva, encarregado pelo processo, vai se responsabilizar em receber as urnas de todos os locais de votação, estando elas devidamente conferidas e lacradas, mediante recibo de entrega.
Conflitos entre as chapas –  Os principais pontos de conflito entre as cinco chapas candidatas eram acerca da lista de eleitores divulgada no site oficial do sindicato, que deixava muitos nomes de fora, inclusive de integrantes das chapas e, sobretudo, de policiais novatos; e das urnas utilizadas no pleito, se seriam as eletrônicas ou as de lona, utilizando cédulas de papel.
Representantes das chapas se diziam prejudicados com inconsistência da lista, que, de acordo com a Comissão Eleitoral, foi elaborada pelo Setor de Informática do Sindicato dos Policiais Civis. Divergiam também se deveriam ser incluídos os nomes dos policiais novatos, nomeados no último concurso. Segundo o presidente da CHAPA 4, o inspetor de Polícia Civíl Gustavo Simpício Moreira, cerca de 350 policiais não constavam na lista, decorrente da lacuna dos nomes dos novatos.
Como o atual mandato da diretoria do sindicato termina no próximo dia 31 de agosto e tendo em vista ao que diz no art. 41 do Estatuto, o qual prevê um prazo mínimo de 30 dias para antes do término do mandato para que se realizem as eleições, ficou acertado, perante o MPT, e com o consentimento de todas as partes, que as eleições seriam mantidas para o dia 30 de julho, das 8h às 17h, nos locais já definidos e obedecendo às regras já estabelecidas.
Ficou acordado também que a lista de eleitores divulgada no site oficial do sindicato permaneceria válida, no entanto os eleitores que não tiverem os nomes constados na mesma poderão votar mediante confirmação em outra lista que será disponibilizada ao MPT, em regime de urgência, pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG). Quanto às urnas, ficou decidido que seriam utilizadas as de lona, e votos em cédulas de papel em todos os locais de votação."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário