segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Justiça afasta presidente de sindicato por improbidade (Fonte: MPT)

"Luiz Pereira dos Santos foi processado por cobrar mensalidades de empresas em seu próprio favor
Campo Grande – A Justiça do Trabalho determinou o afastamento de Luiz Pereira dos Santos do cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Materiais Elétricos de Dourados e Região. Há 24 anos na diretoria do sindicato, ele é acusado de improbidade. A medida é resultado de liminar concedida em ação ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
A decisão também fez a convocação imediata do suplente, Ailton Fermino de Souza, para assumir a administração do sindicato, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. O MPT começou a investigar Luiz Pereira dos Santos em 2012, após receber denúncia de que ele estaria cobrando mensalidades de empresas em seu próprio favor.
Ficou comprovado que o sindicalista oferecia prestação de serviços de assessoramento jurídico, empregava os próprios filhos na entidade sindical, pedia doação de combustível e a prestação de serviços mecânicos para o conserto do próprio carro como favores. Ele também costumava pedir donativos para eventos de igrejas católicas e dinheiro para cobrir despesas de viagens, com a justificativa de serem compromissos e para resolver problemas do sindicato.
Na ação, o MPT também pede que Luiz seja condenado em R$ 350 mil por danos morais coletivos, fique inelegível para o cargo de presidente pelo prazo de dois anos, proibido de assumir cargo administrativo por cinco anos e seja destituído do cargo de suplente da diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Materiais Elétricos no Estado de Goiás e no Distrito Federal.
O processo requer ainda o afastamento dos demais integrantes da diretoria e a declaração da nulidade da eleição sindical de 2011, pela violação dos princípios democráticos e do estatuto, além da convocação de nova eleição sindical."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário