quarta-feira, 5 de junho de 2013

ONU pede que governo da Turquia garanta liberdade de expressão da população (Fonte: ONU-BR)

"Após dias de confrontos violentos entre manifestantes e policiais na Turquia, o escritório de direitos humanos das Nações Unidas pediu para que o governo garanta que os seus cidadãos tenham o direito de se reunir livremente e de forma pacífica.
“Estamos preocupados com relatos de uso excessivo da força por parte dos policiais contra os manifestantes, que inicialmente se reuniram para expressar sua insatisfação com a remodelação da histórica praça Taksim – um local importante para protestos políticos – e do parque de Gezi”, disse a porta-voz do Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), Cécile Pouilly, a jornalistas em Genebra.
Há relatos de que desde o início dos protestos na sexta-feira (31) em Istambul, um grande número de pessoas teriam sido presas e centenas feridas em toda a Turquia.
A polícia de choque também usou gás lacrimogêneo, spray de pimenta e canhões de água contra as pessoas que manifestavam pacificamente, o que estimulou os ataques contra as autoridades. Depois dos embates, funcionários do governo admitiram que foi utilizada uma quantidade desproporcional de força durante as manifestações.
“Parabenizamos as autoridades turcas pelo reconhecimento de que pode ter sido utilizada uma força desproporcional nos confrontos e também seu pedido para uma investigação de policiais que supostamente teriam violado a lei e as normas internacionais de direitos humanos”, disse Pouilly. “Essas investigações devem ser imediatas, completas, independentes e imparciais, os criminosos devem ser levados à justiça.”
Pouilly destacou que todos os feridos devem ter acesso imediato a cuidados médicos e os direitos humanos devem ser garantidos para que se evitem detenções ilegais ou arbitrárias.
“Apelamos ao governo da Turquia para garantir que o direito à liberdade de reunião pacífica seja plenamente respeitado e pedimos aos manifestantes para garantir que os protestos sejam pacíficos”, disse ela. “Encorajamos as autoridades a iniciarem um diálogo genuíno com a sociedade civil, incluindo associações de bairro, nos projetos urbanos na praça Taksim e no parque de Gezi.”"

Fonte:  ONU-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário