segunda-feira, 3 de junho de 2013

Concreteiras participarão da fiscalização da segurança em obras (Fonte: MPT)

"Parceria pretende reduzir índices de acidentes na construção civil
Porto Alegre – Discutir problemas relacionados ao meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. Esse foi o objetivo de reunião realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com sete empresas que fornecem concreto e argamassa usinados às construtoras de Caxias do Sul (RS). O encontro aconteceu no dia 29 de maio, no Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon Caxias), e definiu a parceria das concreteiras na fiscalização a canteiros de obras. As empresas não deverão entregar seus produtos em construções que descumpram normas de segurança no trabalho.
“As entregas não ocorrerão porque o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) poderá embargar o procedimento”, explica o procurador do Trabalho Ricardo Garcia. Ele afirma que o objetivo da parceria é prevenir acidentes de trabalho, principalmente os fatais. A ideia é fazer com que as concreteiras alertem seus clientes que a responsabilidade por eventuais prejuízos causados pela falta de entrega do concreto, especialmente em caso de risco de acidente, será unicamente das construtoras.
Os auditores fiscais passarão a acompanhar as empresas no momento da entrega do concreto nos canteiros de obras. O descarregamento do produto será proibido caso as construtoras não estejam em dia com as normas de segurança do trabalhador. “A pressão dos concreteiros auxiliará a fiscalização”, afirmou gerente regional do Trabalho e Emprego, Vanius João de Araújo Corte.
Participaram da reunião as concreteiras Cimpor Concretos, Concresul Concretos, Engemix Concreto, Palavro Indústria de Artefatos de Concreto, Pedreira e Concretos Caxiense, Slomp Comércio de Materiais de Construção e Supermix Concreto, além de representantes de construtoras, dos sindicatos dos trabalhadores nas indústrias da construção de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha e Bento Gonçalves, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (Cerest/Serra) e da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde local."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário