segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tractebel estuda participação em leilão de UHEs não renovadas (Fonte: Jornal da Energia)

"A Tractebel Energia confirmou interesse em participar no leilão das hidrelétricas que não tiveram sua concessão renovada pela Lei 12.783, como a usina de Três Irmãos (807,5MW), mas que ainda é cedo para consolidar uma posição, segundo declarou o diretor-presidente da companhia, Manoel Zaroni Torres, durante telecon
O motivo é que ao entrar na licitação, a empresa deixa de ter uma participação de produção no mercado e passa a ser uma prestadora de serviço. “Acho que temos uma operação e manutenção bastante eficiente, mas outra questão é que deixa de ser uma empresa de produção por MWh, regulado, para prestar serviço”, disse Zaroni.
Também é de interesse da companhia a participação no próximo leilão de energia de reserva, marcado para agosto deste ano. O objetivo é viabilizar o Complexo eólico Campo Largo na Bahia, adquiridos da CLWP Brasil, empresa detentora de sociedades de propósito específico.No entanto, o sucesso desses projetos que somam potência instalada de 206MW – podendo ser expandida em 150MW - dependerá do preço do certame.
Sobre a venda da energia da hidrelétrica de Jirau (3.700MW) no próximo A-0, o gerente de relações com o mercado da GDF-Suez Latin Amerca, Élio Wolff, declarou que tudo dependerá do preço, e da condição do momento em que ele ocorrer. Mas a prioridade da empresa é, em primeiro lugar, viabilizar a operação comercial da usina.
“Achamos prematuro pensar em comercializar essa energia tendo em vista algum eventual ajuste de cronograma. Estamos focados em atingir operação comercial da usina no segundo trimestre, estamos trabalhando para isso, e a condição do mercado momentânea ajuda, mas preferimos focar primeiro no cronograma”.
Segundo Wolff, o enchimento do reservatório da margem esquerda já foi iniciado, bem como o comissionamento e a subestação coletora está finalizada. A unidade geradora 29, afirma o executivo, deverá ser uma das primeiras a iniciar a operação comercial. A usina, que está sendo construída no rio Madeira, tem investimentos previstos em R$16,3 bilhões, com maior parte já efetivada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário