sexta-feira, 10 de maio de 2013

Por emprego e direitos dos bancários, redes sindicais marcham em Assunção (Fonte: Bancários de Pernambuco)

"A UNI Américas Finanças e os participantes da 9ª Reunião Conjuntura de Redes Sindicais de Bancos Internacionais saíram em passeata nas principais ruas do centro de Assunção na manhã desta quarta-feira (8) em protesto contra as demissões, a terceirização, a precarização do trabalho e as práticas antissindicais dos bancos, mostrando a importância da mobilização para a defesa dos direitos dos trabalhadores e a conquista de emprego decente, melhores salários e condições de trabalho e respeito à organização sindical. 
Mais de 70 dirigentes sindicais do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Costa Rica, Trinidad e Tobago e Espanha participaram da marcha, organizada pela Fetraban, a federação dos bancários paraguaios. Houve diversos protestos em frente aos bancos, chamando a atenção da população e ganhando o apoio dos bancários e dos clientes. 
Não faltaram cartazes, bandeiras e faixas, além do estouro de foguetes. Ao final de cada manifestação, a palavra de ordem gritada pelos participantes era a mesma: "bancário unido jamais será vencido". 
As faixas estendidas deram o recado das redes sindicais do HSBC, Santander, Itaú, Banco do Brasil, BBVA e Scotiabank. "Banqueiros: os bancários estão unidos e organizados", "Basta de terceirização e precarização do emprego! Pela defesa dos nossos direitos", "Os trabalhadores são pessoas! Basta de demissões injustificadas", "A igual trabalho, iguais benefícios! Basta de terceirizações nos bancos", "Exigimos reajuste salarial já", "Basta de pisotear nos direitos dos trabalhadores", "Basta de perseguição sindical", "UNI Américas Finanças: sindicatos dos bancários pelo respeito aos direitos dos trabalhadores".
Emprego decente - O presidente da Contraf-CUT e da UNI Américas Finanças, Carlos Cordeiro, destacou que os bancários das Américas e da Espanha estão unidos na organização das redes sindicais e na defesa dos direitos dos trabalhadores. "Não queremos trabalhar pressionados por metas abusivas. Queremos emprego decente. Também queremos bancos voltados para a sociedade, com venda responsável de produtos e melhor distribuição dos lucros", frisou.
Um dos maiores protestos ocorreu diante da agência do Itaú. "Esse banco pertence ao Roberto Setúbal que se orgulha de ser a maior instituição financeira do hemisfério sul. Denunciamos aqui que esse banco é o que mais demite não só no hemisfério sul, mas em todo planeta", apontou Cordeiro, que é também funcionário do Itaú.
"Só no Brasil, o Itaú cortou 9 mil empregos em um ano e, além disso, dispensa dirigentes sindicais. Esse banco não olha os trabalhadores como pessoas, mas como números para aumentar os seus lucros", ressaltou. 
"Estamos protestando contra as demissões e as precárias condições de trabalho", reforçou o diretor regional da UNI Américas Finanças, André Rodrigues. 
"Nós temos princípios e um deles é a solidariedade", declarou Cordeiro. "Enquanto o Itaú não mudar a sua prática, vamos continuar lutando em cada país, pois unidos somos mais fortes", salientou o presidente da Contraf-CUT.
Contra as práticas antissindicais - Outra forte manifestação aconteceu em frente à agência do BB. Os dirigentes sindicais protestaram contra o desrespeito e as práticas antissindicais do banco que, além do Brasil, está presente no Paraguai, na Argentina e nos Estados Unidos. 
"Estamos aqui para denunciar o BB, pois não está cumprindo o acordo marco global, na medida em que não existe aqui no Paraguai negociação e acordo coletivo", afirmou o secretário de formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, William Mendes.
"Banqueiros não têm pátria. Eles só têm dinheiro e querem lucrar cada vez mais", acusou um sindicalista argentino. "Nós, bancários, precisamos seguir unidos sempre para defender os nossos direitos", conclamou.
Em frente à agência do HSBC, as redes sindicais protestaram contra as demissões do banco inglês, especialmente no Brasil. "Também denunciamos a lavagem de dinheiro e outras ilegalidades que esse banco comete em vários países, tendo sido já condenado em diversas ações judiciais", enfatizou o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC, Carlos Alberto Kanak. "Denunciamos ainda a falta de respeito e negociação com o movimento sindical, como ocorreu com a recente implantação unilateral de mudanças no plano de saúde", completou. 
Houve ainda manifestações no BBVA, Sudameris e bancos locais, como Continental e Regional. O Santander não possui agências no Paraguai.
Prosegur - Também participaram da caminhada diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Prosegur do Paraguai. Eles protestaram contra a demissão de 327 vigilantes, incluindo os dirigentes sindicais, durante uma greve por melhore condições de trabalho em julho do ano passado. Também denunciaram a prática antissindical de empresas de segurança que impedem o direito de trabalhar dos dispensados.
"Exigimos a reintegração já", dizia uma das faixas carregadas pelos dirigentes sindicais da categoria. "Também queremos o fim da perseguição sindical", salientou um diretor do Sindicato.
A 9ª Reunião Conjunta foi encerrada no início da tarde desta quarta-feira, com a aprovação das propostas das redes sindicais para fortalecer a luta dos bancários nas Américas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário