quinta-feira, 2 de maio de 2013

Governo negocia trégua com centrais (Fonte: Correio Braziliense)

"Palácio do Planalto recebe sindicalistas da CUT e abre pauta de negociações com sete itens para evitar protestos durante as comemorações do 1º de Maio
Pressionada pela presença do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no palanque da Força Sindical na festa do 1º de Maio, hoje em São Paulo, e pelas reclamações da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de que o Planalto é intransigente com os trabalhadores, a presidente Dilma Rousseff obrigou ontem o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a receber representantes do tradicional aliado e evitar vaias no feriado de hoje. Gilberto abriu o gabinete para o presidente da CUT, Vagner Freitas e elaborou uma pauta de sete itens para serem debatidos em uma reunião em 14 de maio, em Brasília. 
A presidente vai enaltecer, em pronunciamento de rádio e televisão, os avanços do governo na área social e trabalhista, percebeu o custo político de não atender a pauta de reivindicações dos sindicatos. “A reunião de ontem mostra a força da CUT, que obrigou o governo a abrir as conversas que envolvem os direitos dos trabalhadores”, disse ao Correio Vagner Freitas. 
Em um período de crescimento baixo da economia, alta de inflação, mas com níveis de emprego ainda estáveis, CUT e governo vão tentar dar uma melhor qualidade às vagas disponíveis no mercado. Entre os pontos que serão discutidos, estão a terceirização; o combate à rotatividade dos trabalhadores; a redução nos índices de informalidade; o fortalecimento do Sistema Nacional de Intermediação de Mão de Obra (SINE); a política de apoio a aposentados nas áreas de saúde, lazer e cultura; a participação das centrais sindicais no Pronatec e Pronacampo; a regulamentação do direito de negociação do serviço público..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário