terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dilma sanciona lei que reduz conta de luz em 20% (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"A presidente Dilma Rousseff sancionou com vetos a lei que prorroga as concessões do se­tor elétrico e reduz a conta de luz em 20,2%, em média, para a indústria e os consumidores. Entre os artigos barrados, o governo impediu uma anistia de R$ 250 milhões anuais a usi­nas hidrelétricas leiloadas há mais de dez anos, que nunca saíram do papel.
A emenda beneficiava 11 usi­nas hidrelétricas licitadas entre 2000 e 2002. Os empreendimen­tos somam cerca de 2 mil megawatts (MW) de potência. Na épo­ca, os leilões eram feitos sem a concessão da licença ambiental prévia, que passou a ser obrigató­ria em 2004, com o novo marco regulatório do setor. Atualmen­te, vence a disputa a empresa que oferecer a menor tarifa para a energia elétrica. Antes, ganha­va a usina que oferecesse o maior valor para a taxa de Uso de Bem Público (UBP).
O pagamento dessa taxa ao Te­souro Nacional deveria ter come­çado em 2007, mas o governo adiou o recolhimento para 2012. Ainda assim, os empreendimen­tos permaneceram na mesma si­tuação. Em julho de 2012, a Asso­ciação Brasileira dos Investido­res em Autoprodução de Ener­gia (Abiape) entrou na Justiça e obteve uma decisão provisória (iminar) que impediu o início da cobrança dos valores, cerca de R$ 21 milhões mensais.
Uma emenda incluída pelo re­lator da Medida Provisória 579 no Congresso, senador Renan GCalheiros (PMDB-AL), permiti­ria que as empresas tivessem a UBP reduzida e paga somente a partir da entrada em operação comercial das usinas..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/15/dilma-sanciona-lei-que-reduz-conta-de-luz-em-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário