sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sem usinas, Cesp ameaça demitir (Fonte: O Globo)


"Estatal paulista de energia pode enxugar em 43% total de empregados até 2015.
Diante da perspectiva de não renovação das concessões de três de suas principais hidrelétricas (Três Irmãos, Jupiá e Ilha Solteira), a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) já prepara um programa para reduzir em 50% seus custos até 2015. A informação foi dada ontem pelo presidente da empresa, Mauro Arce, depois de encontro anual com acionistas na sede da empresa, em São Paulo. Junto com Cemig, Celesc e Copel, a Cesp recusou as condições da Medida Provisória 579 para a renovação antecipada de concessões que vencem até 2015.
O processo de enxugamento de despesas contempla uma forte contenção de custos com pessoal. De acordo com Arce, a perspectiva é de que a Cesp passe a operar com apenas 700 dos atuais 1.240 funcionários, o que corresponderia a uma redução de 43,5% nos seus quadros.
- Não será de qualquer forma (os cortes). Estamos perdendo 70% de nossa capacidade de gerar energia e, consequentemente, de gerar recursos - disse Arce, referindo-se ao peso das três usinas nos negócios da empresa.
Segundo estimativas do mercado, as perdas de Cesp, Celesp e Copel chegariam a R$ 8 bilhões, caso as três empresas tivessem optado pela renovação de suas concessões pelas regras estabelecidas pelo governo. Desse total, R$ 5,4 bilhões referem-se às perdas da Cesp. A Cemig não divulga seus números, por isso não foi incluída na conta..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário