terça-feira, 25 de setembro de 2012

Governo ainda não sabe causa do blecaute em Norte e Nordeste (Fonte: O Globo)


"Primeira hipótese, de falta de manutenção em subestação, é descartada.
BRASÍLIA O governo ainda não sabe a causa do curto-circuito e do fogo no reator do transformador da subestação de Imperatriz (MA) que desligou o sistema e provocou blecaute em 11 estados de Norte e Nordeste, no último sábado. O acidente, que desligou as oito linhas de transmissão que levam energia da região Sudeste/Centro-Oeste, deveu-se à falta de manutenção dos equipamentos da subestação, disseram integrantes do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Mas a hipótese foi descartada em seguida.
- Este equipamento (subestação) tem periodicidade de manutenção. E a manutenção estava em dia - disse o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
Segundo o ministro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fará um relatório descrevendo o problema e as providências tomadas, a ser enviado em até 20 dias à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Hoje, nova reunião no Rio com distribuidoras, Aneel, ONS, Eletronorte e técnicos do ministério deve aprofundar a investigação.
O presidente do ONS, Hermes Chipp, disse que, cerca de meia hora após o início do problema, a luz voltou para 70% do Norte e Nordeste. Em 50 minutos, a energia foi toda religada, exceto para certas indústrias, cuja retomada é mais lenta. (Mônica Tavares)."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/25/governo-ainda-nao-sabe-causa-do-blecaute-em-norte-e-nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário