terça-feira, 25 de setembro de 2012

Causas de apagão (Fonte: Correio Braziliense)


"Só daqui a 20 dias o governo terá um relatório oficial sobre as causas do apagão que deixou 6 milhões de pessoas às escuras no último sábado, em municípios de todos os estados do Nordeste, além do Pará e do Tocantins. O efeito cascata do corte no fornecimento de energia pelo Sistema Integrado Nacional (SIN) ocorreu às 15h40 e durou 27 minutos. A Bahia foi o estado mais atingido, prejudicando 2 milhões de usuários em 289 municípios. Mas o Maranhão foi o que sofreu por mais tempo, cerca de uma hora.
O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que a reunião de emergência realizada ontem em Brasília com os órgãos responsáveis serviu para levantar informações preliminares. Caberá, segundo ele, ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) iniciar hoje a análise das causas da pane, a partir de novos dados. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) investigará também as causas e vai contribuir com o relatório.
O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, confirmou a origem do transtorno na subestação de Imperatriz (MA), sob responsabilidade da estatal Eletronorte. Em tese, o curto-circuito do fim de semana deveria ter consequências apenas locais, mas um incêndio impediu a proteção, levando ao corte seletivo de um terço das cargas para evitar um apagão ainda maior, como o de 2011, que atingiu sete estados e deixou 13,5 milhões pessoas sem luz por três horas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário