quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Justiça de SP mantém sentença que aponta Ustra como torturador (Fonte: Globo.com)


"O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou recurso protocolado pelos advogados do coronel da reserva Carlos Alberto Brilhante Ustra e manteve decisão que aponta o ex-militar como responsável por  torturas ocorridas durante a ditadura militar.
A decisão divulgada nesta terça-feira (14) é da 1ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP. Ela confirma o teor de uma sentença anterior, que foi considerada inédita: em outubro de 2008, o juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível central, julgou procedente o pedido dos autores de uma "ação declaratória" que buscava que a Justiça apontasse Ustra como responsável por crimes de tortura.
saiba mais
Ex-chefe do DOI-Codi é responsabilizado por tortura pela Justiça
Processo contra coronel acusado de tortura é extinto em SP
Ustra é condenado a indenizar viúva e irmã de jornalista morto em 1971
Justiça nega ação contra militares acusados de sequestro na ditadura
Na ocasião, o juiz reconheceu que César Augusto Teles, Maria Amélia de Almeida Teles e Criméia Alice Schmidt de Almeida, autores da ação, foram mesmo torturados. Na ação, os autores buscavam mostrar que havia “relação jurídica de responsabilidade civil, nascida de pratica de ato ilícito, gerador de danos morais”..."

Integra disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/08/justica-de-sp-mantem-sentenca-que-aponta-ustra-como-torturador.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário