segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dilma começa a analisar nomes para o Supremo (Fonte: Valor)


"A presidente Dilma Rousseff deve fazer uma ampla reforma no Supremo Tribunal Federal (STF), comparada apenas à que foi realizada por Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Assim como o seu antecessor, Dilma vai nomear três novos integrantes para a Corte num curto espaço de tempo.
Mas as mudanças não devem acontecer de imediato. A presidente vai aguardar o fim do julgamento do mensalão e o anúncio das aposentadorias de cada um dos ministros para, somente depois, ouvir os candidatos em pequenos encontros que vão ser organizados previamente pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O primeiro a deixar o STF será Cezar Peluso, que faz 70 anos em 3 de setembro. Em seguida, Carlos Ayres Britto vai se aposentar ao chegar à mesma idade, em 18 de novembro. A terceira aposentadoria está sem data marcada. Celso de Mello, o decano da Corte, teria mais quatro anos no cargo, mas manifestou a possibilidade de deixar o STF até o início do ano que vem, pois estaria com problemas de saúde devido à alta carga de trabalho que o tribunal impõe. Celso chegou a manifestar a intenção de deixar a Corte, nos últimos anos do mandato de Lula, em 2009 e 2010, mas preferiu ficar para que o então presidente não se tornasse responsável pela indicação de quase a integralidade do tribunal. Em oito anos, Lula indicou oito ministros para o STF, onde há onze cadeiras..."

Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/20/dilma-comeca-a-analisar-nomes-para-o-supremo

Nenhum comentário:

Postar um comentário