quinta-feira, 5 de julho de 2012

Greve geral nas agências reguladoras é quase inevitável, diz sindicato (Fonte: Jornal da Energia)

"Desde terça-feira (3/7), representantes do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) realizam assembleias pelos 26 Estados da federação e no Distrito Federal para saber se haverá ou não greve geral nas agências reguladoras nas próximas semanas - o que inclui a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Até o momento, seis Estados já votaram a favor da paralisação, e encontram-se em estado de "operação padrão" - o que significa que o ritmo das atividades nas agências reguladoras de Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe foram diminuídos em 50%. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília devem tomar a decisão até segunda-feira (9/7).
Segundo o diretor de comunicação do Sinagências, Ricardo de Holanda, a paralisação parcial nesses estados serve de "alerta para o governo". No entanto, ele acredita que a "a greve geral está se tornando inevitável".
Para que a greve se torne nacional, é preciso que todos os Estados votem a favor da paralisação. Como as negociações com o governo se estendem desde 2008 - e até o momento não houve avanço -, Holanda não vê outro caminho para a categoria que não seja cruzar os braços. "O governo só tem protelado e não apresenta uma contraproposta", critica.
Na pauta de reivindicação, os trabalhadores das agências reguladoras buscam uma reestruturação do plano de carreira, por meio da criação de uma carreira única para os servidores. Além disso, pleiteiam incorporação de gratificações à remuneração, além de recomposição salarial de 22,08%.
Na próxima segunda-feira (9/7), o sindicato participa de outra reunião no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Caso não haja um acordo, a partir do dia 16 de julho os servidores vão cruzar os braços.
De acordo com Holanda, os funcionários da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão unidos à causa, sendo representados pela Associação dos Servidores da Aneel (ASEA).
Informação de dentro do órgão regulador do setor elétrico, porém, diz que já há uma recomendação para que os servidores adotem a "operação-padrão" a partir desta quarta (4/7) e que depende de cada um entrar ou não no movimento. A fonte, porém, conta que não tem visto uma grande adesão entre o quadro da Aneel."


Extraído de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10415&id_secao=17

Nenhum comentário:

Postar um comentário