terça-feira, 8 de maio de 2012

Celesc muda regime de PCHs e prevê ganhos maiores (Fonte: Jornal da Energia)

"A Celesc comunicou ao mercado que oito pequenas centrais hidrelétricas que pertencem integralmente à sua subsidiária Celesc Geração tiveram aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a mudança no regime de concessão, que passou de “serviço público” para “produção independente de energia”. Com isso, as plantas passam a contar com desconto de 50% nas Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição (Tusd) na venda de energia.

A alteração, explica a Celesc, amplia o mercado potencial para a comercialização da produção dessas PCHs, que ganham espaço junto aos chamados consumidores especiais. Esse segmento de consumidores do mercado livre é formado por agentes com demanda entre 500kW e 3MW, que podem comprar energia somente de fontes renováveis, como PCHs, biomassa, eólicas e solar.


De acordo com o comunicado da Celesc, tal novidade pode implicar, “após conclusão do processo de implantação e segundo estudos técnicos da Diretoria de Geração, em incremento estimado de 14% sobre o faturamento da empresa”.
Passam pela alteração as PCHs Bracinho, Cedros, Celso Ramos, Garcia, Ivo Silveira, Pery, Piraí e Salto. Essas usinas somam aproximadamente 64% (51,8MW) do total de potência instalada do parque de geração da Celesc que é hoje de 81,15MW."
Extraído de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=9812&id_tipo=3&id_secao=10&id_pai=2&titulo_info=Celesc%20muda%20regime%20de%20PCHs%20e%20prev%26ecirc%3B%20ganhos%20maiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário