terça-feira, 6 de março de 2012

Líderes definem presidências das comissões hoje (Fonte: Agência Câmara)

"Os líderes partidários se reúnem hoje, às 10 horas, para definir as presidências da comissões. Na semana passada, o PT pediu mais tempo para escolher as comissões que presidirá neste ano. A expectativa é que as comissões sejam instaladas no mesmo dia.

O PT, que tem direito a fazer a primeira, a terceira e a nona escolhas, já decidiu pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), mas ainda não definiu quais serão os outros dois colegiados que pretende presidir.

O núcleo agrário do PT reivindica a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na tentativa de diminuir o poder dos deputados ligados ao agronegócio no colegiado, atualmente comandado pelo DEM.

O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), não manifestou preocupação com a reivindicação. “O PT tem direito a fazer a sua escolha. A Comissão de Agricultura não é prioridade do nosso partido”, disse ele, que não revelou quais comissões o DEM quer presidir. O partido terá direito à 7ª e à 17ª escolhas.

Adiamento
O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), criticou o adiamento da instalação das comissões. “Espero que essa não seja uma manobra para impedir a oposição de requerer nas comissões a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e dos dirigentes do Banco do Brasil [para prestar esclarecimentos sobre supostas irregularidades]”, afirmou. Segundo ele, “um dia a mais dado para o governo é um dia retirado da oposição”.

O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), acredita, no entanto, que não haverá prejuízo, pois a previsão era de que as comissões seriam instaladas nesta semana, mesmo se os presidentes tivessem sido definidos na semana passada. 

A reunião será realizada no gabinete da Presidência."

Nenhum comentário:

Postar um comentário