terça-feira, 27 de março de 2012

Declaração apoiada pela ONU pede que Rio+20 enfrente desigualdade social e deterioração ambiental (Fonte: ONU)

"O Fórum Global de Desenvolvimento Humano terminou na sexta-feira (23/03) em Istambul, Turquia, com a adoção por unanimidade de um documento que pede que a comunidade internacional defina, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), uma série de ações para enfrentar a desigualdade social e a deterioração ambiental.
A “Declaração de Istambul” foi assinada por mais de 200 especialistas em desenvolvimento, ativistas da sociedade civil, ministros, membros do setor privado e funcionários das Nações Unidas presentes no Fórum. O evento foi organizado pelo governo turco com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na quinta (22/03) e sexta-feira (23/03).
“Estamos unidos na nossa convicção sobre a necessidade de uma nova visão que compreenda as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, econômico e ambiental – que coloque as pessoas no centro do desenvolvimento”, diz a declaração.
O documento define quatro pontos de “crítica importância”: a adoção de uma visão global que envolva crescimento equitativo com sustentabilidade ambiental; mais verbas para financiar soluções inovadoras para os desafios atuais; empoderamento das mulheres; e boa governança no desenvolvimento sustentável.
“Desenvolvimento sustentável é um conceito que reconhece que nossos objetivos econômicos, sociais e ambientais não são metas que competem entre si, mas sim objetivos interconectados que são mais efetivamente buscados juntos de uma forma holística”, afirmou o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
A “Declaração de Istambul” também ressalta a importância de mudar as medições de desenvolvimento. Para os participantes do Fórum, a medição do Produto Interno Bruto (PIB) é insuficiente para classificar o desenvolvimento humano. “Pedimos um maior apoio (…) para criar e usar medições de progresso mais apropriadas”, afirma o documento."
Extraído de http://www.onu.org.br/rio20/declaracao-apoiada-pela-onu-pede-que-rio20-enfrente-desigualdade-social-e-deterioracao-ambiental/

Nenhum comentário:

Postar um comentário