segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Nível de ocupação alto eleva rendimento médio" (Fonte: Estadão)

"Autor(es): LUIZ GUILHERME GERBELLI

O Estado de S. Paulo - 06/02/2012

 

 

Com índices de desemprego baixos, pressão por reajuste salarial é maior nas principais regiões metropolitanas e ajuda a elevar média de renda

A desaceleração da economia brasileira no ano passado, sobretudo no terceiro trimestre, não foi suficiente para afetar a taxa de desocupação medida pelo IBGE. Pelo contrário, houve redução de 6,7% para 6% de 2010 para 2011. Em Porto Alegre, a taxa foi de 4,5%, a menor do País, seguida de Belo Horizonte (4,9%) e Rio de Janeiro (5,2%).

O baixo número de desempregados pode fazer com que as pressões salariais aumentem nessas regiões. "Porto Alegre tem o menor desemprego medido pela PME e, se isso se mantiver, pode haver pressão por alta de salários", diz Anselmo Santos, da Unicamp. Na região metropolitana de Porto Alegre, ele destaca os aumentos dos salários dos servidores públicos como um dos fatores que ajudam na elevação da média local.

Salários maiores para servidores também têm pesado na região metropolitana do Rio de Janeiro, e um reajuste futuro pode influenciar ainda mais a média fluminense. Os investimentos previstos no setor extrativista também criam intensa disputa por mão de obra qualificada, elevando ainda mais os salários.

O engenheiro mecânico Marcelo Guerra deixou Recife e se mudou para o Rio de Janeiro em novembro, depois de ser aprovado em concurso da Petrobrás.

Com outros 57 alunos, ele recebe treinamento para trabalhar na exploração e prospecção de petróleo. "A gente já recebe 13º salário, auxílio-moradia e Participação nos lucros e resultados. Tudo normal." A maioria dos alunos deve ser transferida para os campos do Sudeste, em especial para a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

O bom momento econômico do Estado também fez com que a renda do estudante de letras Charles Fouquet, de 22 anos, dobrasse em 2011. Plantonista em uma rede de escola de idiomas, o rendimento dele pulou de R$ 400 para R$ 700 depois que foi promovido a professor. "Deixei a escola em novembro para fazer um intercâmbio e comecei a dar aulas particulares este ano.""

Nenhum comentário:

Postar um comentário