quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mensalão: "Processo está prestes a ser julgado no STF" (Fonte: O Globo)

"O Globo - 15/02/2012

O caso do mensalão está na reta final. Em dezembro do ano passado, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), acabou de examinar todo o processo e concluiu seu relatório.
O texto resume a investigação em cerca de cem páginas.
Agora, é a vez do revisor do caso, ministro Ricardo Lewandowski, examinar o processo.
Terminada essa fase, o presidente da Corte marcará a data do julgamento dos 38 réus no plenário do STF. Na lista, estão Marcos Valério, os petistas José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, dirigentes do Banco Rural e parlamentares da base do então governo Lula.
Todos são acusados de participar de um esquema para garantir o apoio de deputados em troca de uma mesada que deu origem ao nome do escândalo: mensalão.
A expectativa é que o julgamento ocorra em maio, quando a presidência do STF for transferida de Cezar Peluso para Carlos Ayres Britto. Os autos do processo estão todos digitalizados, e outros ministros do tribunal já começaram a examiná-los para também adiantar a confecção dos votos do que será um dos mais importantes julgamentos do Supremo.
Atualmente, a ação penal 470 tem 49.914 páginas, divididas em 233 volumes e 495 apensos. Os réus indicaram 650 testemunhas de defesa em 40 diferentes cidades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário