sexta-feira, 18 de março de 2016

Lindbergh Farias atribui a crise política a um 'movimento golpista' (Fonte: Senado)

"O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) atribuiu a crise política a um “movimento golpista” e avaliou que o governo da presidente Dilma Rousseff sofre ataques de um “Estado policial” que atua acima da lei e da Constituição. Ao citar a revelação das conversas telefônicas de Dilma com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lindbergh acusou o juiz Sérgio Moro de seguir uma agenda política e atuar como “justiceiro de bairro” sob o pretexto de combate à corrupção.
Para o senador, a gravação constitui uma “grosseira ilegalidade”, pois já tinha sido determinado o fim da interceptação telefônica, e atenta contra a soberania do país por envolver o sigilo da Presidência da República. Ele também criticou o vazamento das gravações para meios de comunicação e pediu investigação da possibilidade de escuta ilegal na mesa telefônica do Palácio do Planalto.
- Esse Estado policial, esse golpismo, sujou a democracia brasileira. Esse Estado policial é o Zika vírus da nossa política, que adoece as instituições, lideranças e mídia. Ou nos livramos dele, como lideranças políticas responsáveis, ou ele varrerá nossa democracia - afirmou o senador.
Lindbergh Farias avalia que a escolha de Lula como ministro da Casa Civil se deu dentro da legalidade, e a liminar contra a sua nomeação “põe gasolina na fogueira” da crise. Ele contestou o argumento de que o ministério seria uma pretexto para o ex-presidente escapar da Justiça, sublinhando que, submetido ao Supremo Tribunal Federal, Lula perderia a chance de recorrer a várias instâncias judiciais.
O senador fluminense ainda criticou a seletividade das investigações da Operação Lava-Jato, que, segundo ele, poupam membros da oposição. Lindbergh se disse preocupado com a “criminalização” da política em geral, que também atinge os adversários do PT e abre chance para o benefício de candidatos “aventureiros”.

Fonte: Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário