quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Senado celebra a consciência negra com entrega da Comenda Abdias Nascimento (Fonte: Senado)

"O Senado fará uma sessão especial na quinta-feira (26), às 11h, para a entrega da Comenda Abdias do Nascimento, instituída pela Casa para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, relembrando a data de 20 de novembro quando morreu, em 1695, um dos principais líderes do movimento contra a escravização do povo negro, Zumbi dos Palmares.

A Comenda Senador Abdias do Nascimento foi instituída em novembro de 2013 e a escolha dos agraciados é feita anualmente por um conselho formado por representantes de todos os partidos presentes no Senado. Os nomes podem ser indicados por senadores, deputados federais e entidades de âmbito nacional que desenvolvem atividades relacionadas à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira. O Conselho da Comenda é presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e tem como vice-presidente a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
Nesta segunda edição, serão premiados Alceu Collares, o primeiro governador negro do Rio Grande do Sul (de 1991 a 1994); Frei David, que há mais de 20 anos dedica-se intensamente a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para afrodescendentes e carentes; e a Fundação Cultural Palmares, criada pelo governo federal em 1988, no âmbito do Ministério da Cultura, para promover uma política cultural igualitária e inclusiva..."

Íntegra: Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário