segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Chapa 2 questiona eleição do Sindicato dos Jornalistas de SP (Fonte: Página 13)

"A eleição realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), com chapa única, teve o desfecho previsto. A Chapa 1 — concorrendo sozinha depois que a Chapa 2 foi impugnada pela segunda vez consecutiva — conseguiu eleger-se novamente, o que era absolutamente previsível dado o empenho da máquina do SJSP em apoiar a eleição da Chapa 1, que nada mais era do que a própria diretoria provisória.

A diretoria provisória afirma que “a categoria ampliou sua participação nas novas eleições em relação à votação feita em março último”. Depois de admitir que a eleição “foi refeita por decisão da Justiça” (sem explicar que isso se deu porque a Chapa 2 foi irregularmente excluída daquele pleito), diz que o pleito encerrado em 20/8 “contou agora com 751 participantes, um crescimento de 7,6% em relação aos 699 que votaram em março”, e que a Chapa 1 (na verdade, a própria diretoria) “teve um crescimento de 11,3% em sua votação de março para agosto”, porque somou agora “726 votos, contra 653 antes” (confira em http://goo.gl/CN9dB3).

É sempre bom lembrar que, por se tratar de chapa única, não houve fiscalização nem do processo de votação, nem da apuração dos votos. Portanto, os dados não são inteiramente confiáveis. Mas, supondo-se que eles sejam corretos, nem por isso apontam uma situação confortável para o SJSP. Afinal de contas, esses 751 colegas que compareceram agora às urnas (ou enviaram seu voto por correspondência) representam apenas 24% dos 3.100 jornalistas sindicalizados aptos a votar..."

Íntegra Página 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário