segunda-feira, 2 de junho de 2014

MPT quer redução do peso do saco de cimento para 23 Kg (Fonte: MPT)

"Objetivo é minimizar os riscos de doenças ocupacionais no setor; indústria diz que mudança traria a necessidade de investimentos.
São Paulo - O Ministério Público do Trabalho (MPT) se reuniu nesta quinta-feira (28), na sua sede, em São Paulo, com o representante da Associação Brasileira de Cimento e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, para discutir a necessidade de mudança do peso do saco de cimento, com o objetivo de minimizar os riscos de doenças ocupacionais no setor. Pelo MPT, participaram os procuradores do Trabalho Ronaldo Lira (Campinas), Marcello Ribeiro Silva (Goiás) e Rodrigo de Lacerda Carelli (Rio de Janeiro).
Segundo os procuradores, o excesso de peso no saco de cimento, que hoje está em 50 quilos, tem implicado em altos índices de absenteísmo e adoecimento dos trabalhadores, o que gera um alto custo para a sociedade, especialmente devido aos benefícios concedidos pelo INSS. A Convenção nº 127 da Organização Internacional do Trabalho prevê que transporte manual de cargas não deve comprometer a saúde e segurança de trabalhadores. Além disso, normas dos EUA e Europa fixam um peso máximo entre 23 e 25 quilos..."

Íntegra: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário