sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Centro de treinamento da Copa é interditado em Manaus (Fonte: MPT-AM)

"Construção ficará paralisada até que sejam adotadas medidas de segurança para os trabalhos em altura e com máquinas
Manaus – A Justiça do Trabalho paralisou as obras do Campo Oficial de Treinamento (COT) Carlos Zamith, uma das construções realizadas em Manaus para a Copa do Mundo. A interdição ocorre nos trabalhos em altura e em serviços que utilizem guindastes, máquinas ou equipamentos elétricos. A decisão é resultado de liminar concedida em ação do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM) contra a construtora J. Nasser, responsável pela obra.
A construtora foi acionada por falhas de segurança nos serviços de altura, irregularidades no manuseio de equipamentos elétricos e na operação de guindastes, além do uso de uma rede elétrica clandestina para conclusão dos serviços.
Para retomar as obras, a J. Nasser terá que comprovar a adoção das medidas de segurança referentes às normas de segurança contra tombamentos e à proteção contra queda de alturas, de andaimes e de plataformas. 
Terá ainda que instalar proteções coletivas, adequar equipamentos e maquinários, isolar as área em que haja movimentação de cargas por guindastes e fazer a instalação elétrica do canteiro de obras de forma adequada.  Multa diária de R$ 30 mil será cobrada caso a construtora insista em descumprir a decisão judicial. 
Força-tarefa – A fiscalização do COT do Coroado ocorreu no dia 16 de janeiro e faz parte dos trabalhos do projeto “Construir com Dignidade”, da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat) do MPT. A inspeção foi acompanhada pelos procuradores do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento, Renan Bernardi Kalil, Maria Nely Oliveira e Ana Raquel Sampaio Pacífico."

Fonte: MPT-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário