quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Risco de acidente leva a interdição de caldeiras em madeireira (Fonte: MPT)

"Cuiabá – Duas caldeiras da madeireira Imabel Indústria e Comércio de Madeiras Ltda., em Alta Floresta, foram interditadas pela Justiça do Trabalho, atendendo à ação cautelar do Ministério Público do Trabalho (MPT). Havia risco de explosão, incêndio e choque elétrico na operação dos equipamentos pelos trabalhadores.
“Do jeito que a operação das caldeiras estava sendo realizada, havia risco grave e iminente de acidente. Era uma verdadeira bomba relógio pronta para explodir”, afirmou a procuradora do Trabalho Fernanda Alitta Moreira da Costa, responsável pela inspeção realizada no local, em setembro deste ano.
As duas caldeiras em funcionamento contavam com apenas um operador, cujo último Certificado de Treinamento datava de março de 2008. O profissional também não havia sido submetido ao estágio prático supervisionado de, no mínimo, 60 horas, exigido pela Norma Regulamentadora nº 13 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Uma das caldeiras a vapor tinha mais de trinta anos de uso, apresentava processo de corrosão externa e interna avançados e estava sem o Registro de Segurança exigido pela NR 13..." 

Fonte MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário