quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Doenças mentais são segunda causa de afastamento do trabalho no país (Fonte: MPT)

"O alerta foi feito em palestra da procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva em seminário sobre saúde do trabalhador
Natal – Dados da Previdência Social demonstram que as doenças mentais são a segunda causa de auxílio doença, de incapacidade permanente e de invalidez  no Brasil. O alerta foi feito pela  procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva no seminário sobre Condições de Trabalho e Saúde Mental do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) realizada nesta quinta-feira (15) em Natal. “Os dados ainda podem ser mais alarmantes, pois há muita subnotificação, seja devido à falta do registro no Sistema Nacional de Agravos de Notificação Compulsória (SINAN), seja pela ausência de emissão da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) e até por vergonha do trabalhador em admitir o problema,” destacou ela.
Além de apontar os fatores de estresse ocupacional, relacionados aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), a palestra enfatizou a importância da elaboração de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e de Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, para os trabalhadores do SUS, destinado a atender às necessidades específicas de cada ambiente de trabalho, de forma individualizada.
Ao final da palestra, a procuradora ressaltou que o MPT pretende implantar em breve também no Rio Grande do Norte o Projeto Saúde na Saúde. “Trata-se de um projeto nacional do MPT, que já verificou as condições de trabalho nos hospitais dos Estados de Goiás e de Roraima, recomendando melhorias significativas ao Poder Público, relacionadas às normas de saúde e segurança do Trabalho”. 
Participaram também do seminário o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN), Rosivaldo Oliveira, representantes do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Secretaria Estadual de Saúde Pública, além do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Fepmat), que é coordenado pela procuradora Ileana Neiva.
O seminário foi promovido pelo Conselho Estadual de Saúde, por meio do Projeto Vidas Paralelas, em parceria com a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST)."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário