segunda-feira, 1 de julho de 2013

Celpa: Comissão externa discutirá demissões na empresa (Fonte: Jornal da Energia)

"A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia decidiu em reunião pública realizada nesta quinta-feira (27/06) formar uma comissão externa para verificar a situação dos trabalhadores da Centrais Elétricas do Pará – Celpa. A sugestão partiu do parlamentar que presidiu a sessão, deputado Asdrúbal Bentes (PMDB/PA), que justificou a decisão como a melhor forma de buscar uma solução para as demissões que vêm ocorrendo na empresa nos últimos meses.
Os funcionários da Celpa, em greve desde o dia 17 de junho, reclamam das recorrentes demissões, que segundo o presidente do sindicato dos urbanitários do Pará, Ronaldo Romeiro Cardoso, tem ocorrido sem critérios específicos. De acordo com ele, só em maio/junho já ocorreram 37 casos.
O diretor de Gente e Gestão da Celpa, Renan Bodra Machado, disse durante a reunião que hoje a dívida bruta da empresa gira em torno de R$ 3,35 Bi. Com isso a Celpa precisa gerir os custos operacionais e ainda gerar caixa para investir. De acordo com Machado, 31% do montante mensal da empresa representa a folha de pagamento. “Fizemos adequação com o Programa de Demissões Voluntárias, onde 242 funcionários aceitaram as condições. Todavia, mais de 35 colaboradores foram reaproveitados”, explicou
O presidente do sindicato afirma que a greve continuará até que a empresa entre em acordo quantos as demissões. “A empresa tem a meta de demissão de 1% do quadro de funcionários todo mês, o que dariam mais de 200 demissões anuais. E nós não concordamos com isso”, destacou Cardoso. Uma nova reunião com dirigentes da empresa está marcada para esta quinta-feira, na sede da Celpa, em Belém (PA).
Estiveram presentes na reunião, o deputado Miriquinho Batista (PT-PA), que solicitou a reunião; o promotor Marcelo Siqueira Freitas, da AGU; Armando nascimento, assessor jurídico da Celpa; dentre outros deputados
A Celpa foi privatizada em 1998 e está em regime de recuperação judicial. Desde novembro de 2012, é controlada pela Equatorial Energia e possui hoje cerca de 1,9 mil funcionários."

Nenhum comentário:

Postar um comentário