sexta-feira, 28 de junho de 2013

Todos juntos contra PL da terceirização (Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia)

"Os trabalhadores brasileiros devem aproveitar os recentes protestos pela ampliação dos avanços no país para também ir às ruas contra o projeto de lei que regulamenta a terceirização. Se aprovado, direitos importantes da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) serão perdidos.
Isso porque sem a necessidade de formalização, as empresas rebaixam os salários, ampliam a carga horária, não pagam hora extra, muito menos vales refeição, alimentação. Para piorar, o terceirizado sequer tem sindicato para lutar pelos direitos do trabalhador.
A categoria bancária é uma das mais prejudicadas com o projeto de lei. Os números comprovam. A estimativa é de que 1 milhão de pessoas atuem no sistema financeiro, mas só 500 mil compõem o quadro de funcionários formais, ou seja, com carteira assinada e os direitos garantidos.
O PL, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), tramita no Congresso Nacional desde 2004. Em reta final de análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a proposta só não foi votada no dia 11 de junho, por conta da mobilização sindical. Mas agora, é chegada a hora de o trabalhador também pressionar.
Na quinta-feira (04/07), acontece um ato nacional contra o projeto, previsto para ser votado no dia 9. A participação dos brasileiros na mobilização é fundamental para sensibilizar o Congresso e impedir o retrocesso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário