quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tumulto suspende votação da MP dos Portos na Câmara (Fonte: O Globo)

"Confusão. Anthony Garotinho (PR-RJ) faz acusações de corrupção na votação da MP dos Portos
BRASÍLIA Um racha na base do governo na Câmara jogou por terra a votação da Medida Provisória 595, que reforma a Lei dos Portos. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, encerrou a sessão por volta das 22h de ontem, depois de um tumulto causado por declaração do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que apontou "negociações escusas com interessados no texto", afirmando que a medida poderia ser chamada de "MP dos Porcos". Ele também usou a expressão "show do milhão" para insinuar estímulos financeiros a parlamentares na votação, que reclamaram da atitude do colega. Segundo Alves, a sessão foi uma das mais constrangedoras de que participou em seus dez mandatos como deputado.
Como não havia consenso entre os deputados em torno do texto relatado pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM) na Comissão Especial Mista, o embate em torno das declarações de Garotinho acabou servindo de justificativa para que a sessão fosse interrompida. Com isso, exceto por um arranjo regimental pouco usual no Congresso, a MP deverá perder validade no dia 16, pois não haverá tempo até lá para ser votada na Câmara e no Senado.
Se a medida caducar, os únicos beneficiados com o texto serão quatro terminais recém-instalados que estavam à margem da regulação e que foram "legalizados" ao longo da tramitação. São eles Embraport (SP), Portonave (SC), Itapoá (SC), Cotegipe (BA). Apenas o terminal da Embraport, em Santos, que está para ser inaugurado, tem previsão de investimentos de R$ 2,3 bilhões..."

Íntegra: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário