quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Itamaraty entra em greve e funcionários dos Correios também ameaçam parar (Fonte: Valor)


"Servidores do Itamaraty entraram em greve ontem. Segundo sindicalistas representantes da categoria, funcionários de 26 postos brasileiros no exterior aderiram à greve. Essa é a segunda paralisação recente da categoria. Entre junho e julho, os servidores do Ministério das Relações Exteriores pararam por 14 dias. De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores do MRE (Sindltamaraty), na ocasião, a paralisação envolveu 75% dos servidores e atingiu 130 postos do Itamaraty no Brasil e no exterior.
Os grevistas se queixam da falta de negociações com o governo. Eles querem 22% de reajuste salarial, como as demais categorias em greve do funcionalismo federal.
Já os funcionários dos Correios ameaçam iniciar uma greve até o início de setembro. O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Distrito Federal e Região do Entorno (Sintect-DF) informou que tem reunião com representantes da estatal na terça-feira para discutir o reajuste salarial de 2013. Depois de assembleias em todos os Estados, a categoria informou à direção dos Correios a rejeição da proposta de reajuste de 3%.
Para tentar pôr fim à onda de greves no setor público, a Secretaria de Relações de Trabalho, do Ministério do Planejamento, realizou três reuniões ontem com servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além dos analistas em infraestru-tura. Nos três casos, o governo manteve a proposta de reajüste de 15,8% fatiados em três anos. Os sindicatos dependem da decisão das bases para definir se a mobilização continua..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário