terça-feira, 19 de junho de 2012

Bolsas vão exigir de empresas relatório de sustentabilidade (Fonte: Valor)

Autor(es): Por Juliana Ennes e Fernando Exman | Do Rio

Valor Econômico - 19/06/2012

Cinco bolsas de valores assinaram ontem documento voltado à promoção de investimentos sustentáveis de longo prazo em seus mercados. Mesmo sem consenso sobre quem deveria liderar esse processo, as bolsas tomaram a iniciativa, com a expectativa de que investidores e as mais de 4.600 empresas listadas em seus mercados vão aderir a práticas de governança corporativa, social e ambiental (ESG, na sigla em inglês). Empresas brasileiras também divulgaram ontem uma carta com dez compromissos para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A opinião do secretário-geral da Unctad (órgão das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), Supachai Panitchpakdi, é compatível com a da presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana sobre o mercado brasileiro: os governos deveriam liderar a adoção de medidas como a obrigatoriedade de publicação anual de relatórios de sustentabilidade, para que investidores tenham mais consciência na hora de investir e possam transformar isso em exigência para as empresas.

A BM&FBovespa, a Nasdaq OMX e as bolsas de Joanesburgo, Istambul e Egito ressaltaram com a assinatura do acordo a importância do relatório de sustentabilidade, atualmente divulgada somente por 20 companhias no mercado brasileiro. A assinatura serve como uma mensagem para os governos que estão participando da Conferência Rio+20, de acordo com o diretor da Divisão de Investimento e Empresas da Unctad, Jorge Zhan. Seria a demonstração de que empresas e as bolsas já estão se comprometendo de "alguma forma com a sustentabilidade".

...”

Íntegra disponível em http://www.valor.com.br/rio20/2718378/bmfbovespa-pode-obrigar-publicacao-de-relatorio-de-sustentabilidade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário