sábado, 23 de junho de 2012

Advogado aponta torturador (Fonte: Correio Braziliense)

"Autor(es): » MARIA CLARA PRATES

Correio Braziliense - 23/06/2012

Belo Horizonte — O advogado Genival Tourinho, deputado cassado durante a ditadura militar, revelou que o então tenente-coronel Octávio Aguiar Medeiros torturou presos quando estava lotado nas dependências da 4ª Região Militar, em Belo Horizonte. Conhecido à época apenas como Medeiros, o oficial do Exército teria sido o responsável pelo espancamento de vários presos políticos, durante o período de repressão. O general, que chefiou o temido Serviço Nacional de Informações (SNI), de 1978 a 1985, tem seu nome na relação de torturadores do livro Brasil, tortura nunca mais. Em seu depoimento ao Conselho de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG), em 25 de outubro de 2001, a presidente Dilma Rousseff citou como um de seus torturadores um homem que atendia pela alcunha de dr. Medeiros.

O general Medeiros cruzou o caminho de Dilma ao presidir o Inquérito Policial Militar (IPM), que resultou na prisão da então militante, em 1970, no Rio de Janeiro. À época, o militar chefiava o Centro de Preparação de Oficiais da Reseva, em Belo Horizonte. Medeiros ganhou notoriedade nacional ao conseguir pôr fim ao Comando de Libertação nacional, o Colina, ao qual a presidente era filiada.

A perseguição a Dilma Rousseff teria iniciado a partir da informação de que ela planejava a fuga de um dos cabeças do movimento, Ângelo Pezzuti, que estava preso no presídio de Linhares, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O advogado Genival Tourinho, que defendeu vários presos políticos a partir de 1965, contou que viu o então tenente-coronel Medeiros várias vezes na sede da 4ª Divisão do Exército em Belo Horizonte. "Nunca falei com ele. Mas posso atestar que ele participou de vários espancamentos na Rua Juiz de Fora.""

Extraido de http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/6/23/advogado-aponta-torturador/?searchterm=

Nenhum comentário:

Postar um comentário