quinta-feira, 17 de maio de 2012

BB: vice-presidente de governo é demitido (Fonte: O Globo)

"Após suspeita de vazamento, Ricardo Oliveira é substituído por ex-governador baiano César Borges

. O governo tentou dar ontem um ponto final à crise na cúpula do Banco do Brasil e demitiu o vice-presidente de governo, Ricardo Oliveira, executivo considerado um dos mais poderosos da instituição. A vontade do presidente do banco, Aldemir Bendine, prevaleceu, e Oliveira, seu antigo aliado, não ficará até o fim do mês no cargo, prazo dado pelo Palácio do Planalto para que fossem feitas outras mudanças no comando do BB. Bendine preferiu antecipar a demissão porque quer tirar a crise do BB do noticiário e preservar seu cargo, já que vive um bom momento por ter cumprido a determinação da presidente Dilma Rousseff de colocar o BB, junto com a Caixa, na linha de frente para forçar a queda de juros no país.
Nos bastidores, Oliveira se queixou a interlocutores de que teria sido abandonado. O executivo não deve ser realocado em outro cargo, já que está desgastado no governo pelas suspeitas de envolvimento no suposto vazamento do sigilo bancário de seu antigo desafeto, o ex-vice-presidente de atacado do BB Allan Toledo, que deixou o cargo no fim do ano.
Com a saída de Oliveira, a presidente Dilma aproveitou a vaga para agradar o PR - que volta a fazer parte da base de apoio ao governo no Congresso. O partido indicou o ex-governador baiano e ex-senador César Borges, que assumiu o posto ontem mesmo.
Um outro vice-presidente do BB deve deixar o cargo para assumir a presidência da Previ, o maior fundo de pensão da América Latina, após a saída de Ricardo Flores, adversário político de Bendine e de Oliveira. Pressionado, Flores deve renunciar ao cargo porque o governo avalia que Oliveira tem munição suficiente para continuar os ataques.
A briga agora é quem ocupará a cadeira de Flores. Dan Conrado, que substituiu Toledo no BB, está marcado pela ligação com Oliveira, já que orquestrou toda a mudança na cúpula do banco no final de 2011. Esse elo entre os dois é o principal entrave para que Dan galgue o posto. O vice-presidente de Finanças, Ivan Monteiro, é considerado o mais preparado tecnicamente, mas pouco diplomático. O outro vice cotado é Danilo Agnast, mas sem muita força. Com isso, corre por fora, agora com mais chances, o vice-presidente Robson Rocha.

..."

Íntegra disponível em:
https://conteudooglobo.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/5/17/bb-vice-presidente-de-governo-e-demitido

Nenhum comentário:

Postar um comentário