quarta-feira, 28 de março de 2012

BNDES aprova R$35,5 milhões para melhorias da Light Energia (Fonte: Jornal da Energia)

"A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$35,5 milhões para a Light Energia. Os recursos serão utilizados pela companhia para cumprir objetivos de seu plano de investimentos biental, que prevê a melhoria da eficiência do parque gerador pela substituição de equipamentos e materiais obsoletos.
O montante será liberado pelo BNDES por meio da linha de apoio a projetos de eficiência energética (Proesco). O valor é correspondente a 74,6% do investimento total previsto pela Light, que espera acrescentar 8MWmédios - ou 70GWh ao ano - ao montante de energia gerado e disponível para comercialização - sem a necessidade de aportes para ampliação do parque.
O portfolio da Light em geração é formado por duas usinas elevatórias (Vigário e Santa Cecília) e cinco hidrelétricas, com capacidade instalada total de 855 MW. São as usinas Fontes Nova (132 MW), Nilo Peçanha (380 MW) e Pereira Passos (100 MW), que formam o Complexo de Lajes, em Piraí (RJ); além de Ilha dos Pombos (187 MW), em Carmo (RJ), na divisa com Além Paraíba (MG), e Santa Branca (56 MW), no município paulista homônimo.
Uma das melhorias planejada pela Light é a substituição dos rotores das bombas das usinas elevatórias, em operação há mais de 55 anos. A medida, além de elevar a confiabilidade dos equipamentos, deverá acrescentar até 6,67 MW médios, graças à redução de consumo de energia nas bombas.
Outra intervenção é a troca dos transformadores das hidrelétricas Nilo Peçanha e Fontes Nova, que reduzirá perdas técnicas, proporcionando ganho de até 1,1 MW médio. O projeto, que gerará cerca de 200 empregos diretos e 440 indiretos, prevê ainda a aquisição e modernização de equipamentos, materiais e sistemas, além de automação parcial das usinas e modernização do Centro de Operação do Complexo de Lajes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário