sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sindicalistas debatem mundo do trabalho (Fonte: CUT/RS)

''Trabalho Decente e a Crise do Capital foram os temas da oficina promovida pelas centrais sindicais no FST 2012
A oficina Mundo do Trabalho, promovida pelas centrais sindicais, iniciou na tarde desta quarta-feira, 25, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Os trabalhadores lotaram o auditório para ouvir sindicalistas brasileiros e estrangeiros que debateram sobre o movimento sindical e perspectivas do Trabalho Decente e a Crise do Capital Mundial.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati deu as boas vindas aos participantes e afirmou que a saída da crise econômica está no mundo do trabalho. “Trabalhadores do mundo todo querem soluções e com o modelo adotado no Brasil, mostramos que é possível enfrentar a crise do capital”, disse.
O secretário Geral da CUT, Quintino Severo, ressaltou a importância do Brasil sediar a Conferência do Trabalho Decente. “Pela primeira vez temos a chance de realizar esse debate e temos um desafio imenso pela frente, pois é a nossa oportunidade de dialogar e buscar alternativas para melhorar o mundo do trabalho”, acredita.
Quintino também salientou a necessidade dos trabalhadores se prepararem para apresentarem na Rio+20 propostas que vão ao encontro da realidade do Brasil e da América Latina.
“Temos que defender as nossas propostas de cabeça erguida, todos os povos tem o direito de se desenvolver e lutar por um desenvolvimento sustentável, porém não vamos aceitar que os países do primeiro mundo, que já destruíram tudo, digam para nós que não podemos crescer porque temos que preservar o meio ambiente”, declarou.
Ele ainda lembrou que quando os países desenvolvidos falam em preservar a água, é o mesmo que fazem com o petróleo, para manter nas mãos de poucos. Por fim, Quintino parabenizou os participantes do evento, pois acredita que apenas com debates sobre o mundo do trabalho é que o capitalismo será derrotado.
Na parte da tarde, o representante da CUT-RS na direção nacional, Cláudio Augustin, citou os avanços que ainda são um grande desafio para a classe trabalhadora. “Temos conquistas sociais sim, mas ainda uma alta taxa de juros, uma alta concentração de renda, somos campeões em acidentes de trabalho. Temos muito a crescer, porém, só com a luta conjunta será possível.”

Extraido de http://cutrs.org.br/sindicalistas-debatem-mundo-do-trabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário