terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cúpula Sindical do Mercosul defende regulação estatal sobre os sistemas financeiros e política de desenvolvimento (Fonte: CGTB)

"A Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) reuniu no último dia 19 de dezembro, em Montevidéu, capital uruguaia, a Cúpula Sindical do Mercosul, 13 Centrais Sindicais do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. O secretário Internacional do Mercosul da CGTB, José Juvino, participou do encontro que, entre outras coisas, deliberou a necessidade de se enfrentar a crise financeira internacional com políticas estatais direcionadas à manutenção do emprego e o fortalecimento da integração entre os trabalhadores dos países da região.

"É muito importante essa Cúpula Sindical preparada pela CCSCS para organizar o movimento sindical do Mercosul e tomar decisões conjuntas nas questões que envolvam os trabalhadores. Debatemos vários assuntos e aprovamos um documento que foi entregue aos presidentes da região durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, no dia 20 de dezembro, também em Montevideú", disse José Juvino.

A carta entregue aos presidentes do Cone Sul pela CCSCS defende uma forte regulação estatal sobre os sistemas financeiros, fortalecendo a atividade produtiva e o desenvolvimento; controle e fiscalização da atividade financeira; aumento dos níveis de emprego e proteção social; além da implantação de políticas que promovam o trabalho digno nos países do bloco.

Participaram da Cúpula Sindical do Mercosul: CGTB (Brasil), CUT (Brasil), CTB (Brasil), Força Sindical (Brasil), Nova Central (Brasil), UGT (Brasil), PIT-CNT (Uruguai), CGT (Argentina), CTA (Argentina), CAT (Chile), CUT (Chile), CNT (Paraguai), CUT (Paraguai) e CUT A (Paraguai)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário