quinta-feira, 14 de julho de 2011

TV Globo em Sergipe: "Ataque à liberdade de expressão" (Fonte: Sintese)

"TV Sergipe, afiliada da Globo, veta propaganda do Sindicato dos Professores Estaduais

Escrito por: Sintese

Foi com extrema surpresa que a direção do Sintese recebeu a notícia de que o vídeo publicitário produzido pela entidade que seria veiculado no último sábado (9) foi vetado pela direção da TV Sergipe. O vídeo fazia alusão a votação dos deputados estaduais, que parcelou a revisão do piso salarial, ocorrida no dia 09 de junho.
  O vídeo que faz parte de uma campanha publicitária que será promovida pelo sindicato todo o dia 09 de cada. A campanha foi decisão dos professores deliberada na assembleia da categoria realizada no mês passado, quando do final da greve da rede estadual.
  “Ficamos surpresos pela decisão da TV Sergipe, pois nos últimos anos temos feitos nossos anúncios e em nenhum momento fomos censurados, vale lembrar que os vídeos produzidos pelo Sintese não denigrem a imagem de ninguém, mas sim defendem a causa dos professores”, disse a presidenta do Sintese, Ângela Maria de Melo.
De acordo com a agência publicitária que intermediou a programação do anúncio, a TV Sergipe alegou impedimento via Rede Globo para a não veiculação do vídeo que inclusive tinha sido pago à vista.
  Não compreendemos o veto da TV Sergipe, pois o sinal televisivo é uma concessão pública onde a comunidade tem o direito de se comunicar. O vídeo tão comprovadamente não tinha nada que ofendesse ou denegrisse a imagem dos deputados estaduais que outros veículos de comunicação veicularam o vídeo.
  A direção entende o veto como uma ação política dos donos da televisão que vai de encontro ao aspecto público da concessão de TV. “A empresa que detém o direito de transmitir pode ser privada, mas a concessão desse direito é algo público e os professores e professoras de Sergipe tiveram seu direito de manifestar-se agredido com essa atitude”, ressaltou Ângela.
  O sindicato vai buscar uma audiência com os donos da TV Sergipe para esclarecer o assunto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário