sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Resgatados 26 operários de trabalho escravo (Fonte: MPT-CE)

"Trabalhadores em condições degradantes atuavam na extração da palha da carnaúba.
Fortaleza – Vinte e seis trabalhadores que atuavam na extração do pó da carnaúba foram resgatados em condições análogas às de escravos em fazenda localizada no município de Groaíras (CE), a 220 km de Fortaleza. A operação ocorreu de 26 de novembro a 3 de dezembro e foi realizada pelo Grupo de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os trabalhadores estavam alojados de forma precária em duas casas no interior da fazenda. Eles foram contratados nos municípios de Morrinhos e Santana do Acaraú e levados na carroceria de um caminhão tipo gaiola para o local de trabalho. Além dos riscos de acidente no transporte desses trabalhadores, o empregador descumpria a legislação de forma generalizada. Nenhum resgatado tinha carteira de trabalho assinada, exames médicos admissionais, nem equipamentos de proteção individual (EPIs). Também não havia instalações sanitárias, local para preparo dos alimentos e nem água potável.
Os trabalhadores receberão todos os direitos, além de três parcelas de seguro desemprego especial em razão das condições a que estavam submetidos, independentemente do tempo em que estavam atuando na propriedade. Serão emitidos diversos autos de infração pelas irregularidades constatadas..."

Íntegra MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário