sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MPT discute condições de trabalho de agentes de saúde e de endemias (Fonte: MPT)

"Seminário vai orientar trabalhadores sobre medidas protetivas contra os riscos inerentes a profissão
Aracaju – O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e a Fundacentro realizam nesta sexta-feira (23) o seminário “Proteção à saúde: agentes comunitários e de endemias”.  O evento será no Rotary Club, em Lagarto (SE), das 8h às 18h.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) na cidade. O objetivo é debater o papel da categoria no desenvolvimento da atenção à saúde do trabalhador e prestar orientações sobre medidas protetivas contra os riscos inerentes a profissão.
O procurador do Trabalho Manoel Adroaldo Bispo, idealizador do evento, esclarece que deve ser garantida a integridade física e a saúde desses trabalhadores e, a partir daí, despertar neles a preocupação e a necessidade com a efetivação da política nacional de saúde do trabalhador.
“O agente de saúde e endemia será um propagador dessas questões na medida em que ele visita as residências e lá encontra a realidade do trabalhador. Para que a partir daí os médicos e as equipes que atendem nas unidades de atenção básica estejam alertas para problemas decorrentes da atividade profissional de quem é atendido”, explica Manoel Adroaldo Bispo.
Lagarto foi escolhido para o evento por possuir uma unidade do Cerest e estar vinculado aos órgãos de saúde de outras cidades, como Simão Dias, Tobias Barreto, Poço Verde, Riachão do Dantas e Salgado. O município também é alvo de uma pesquisa que avalia a contaminação dos trabalhadores da citricultura pelo veneno agrícola."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário